Bem-vindos(as) ao Blog do C4

Este blog foi elaborado pelos integrantes do C4 para que você obtenha todas as informações essenciais sobe nossas atividades, eventos e pesquisas nos campos da música & tecnologia, comunicação sonora, espacialização sonora, acessibilidade, áudio para games e narrativa.



Manifesto do Coletivo de Comunicação, Cognição e Computação

Um grupo de pesquisa sem hierarquias, formulado e criado por alunos, no qual todos têm autonomia para propor ideias, promover soluções e proporcionar trocas de experiências.


A difusão do conhecimento é a tônica, sem fronteiras, sem entraves, somente com a vontade de fazer acontecer, com aquilo que acreditamos ser o propósito fundamental da ciência: desenvolvimento coletivo.


Assim surgiu o Coletivo de Comunicação, Cognição e Computação, apelidado carinhosamente de C4, o Dó que centraliza todos os nossos interesses em pesquisa: música & tecnologia, comunicação sonora, espacialização sonora, acessibilidade, áudio para games, narrativa. E outros que ainda estão por vir.


O C4 nasceu da iniciativa de alunos do Programa de Pós-Graduação em Música (PPGM) do Instituto de Artes (IA) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), mas é democraticamente aberto à participação interdisciplinar de estudantes de outras universidades, do Brasil e do mundo, com interesses comuns aos nossos, independentemente da área de estudos (Artes, Informática, Comunicação, Letras etc.).

Além do compartilhamento de pesquisas acadêmicas, nosso interesse também é o de promover a divulgação científica popular, para que toda a comunidade não vinculada à academia também possa ter acesso às nossas produções e aos nossos estudos, com vistas a realmente efetivar a difusão do conhecimento para que nossos resultados sejam mais bem aproveitados.

E por fim, são também propostas do nosso Coletivo a troca informal de ideias, a colaboração, o companheirismo e a sinergia, que fazem com que sejamos mais fortes, produtivos e criativos com uma saudável mistura entre o rigor acadêmico, necessário para fazer pesquisas científicas sérias e relevantes, e a comunicação descontraída, indispensável para as relações interpessoais tão caras à vida humana.