NICS: 40 Anos de Comunicação Sonora (Parte 2) - Roda de conversa com Prof. Dr. Raul do Valle, Prof. Dr. Adolfo Maia Jr e Prof. Dr. Jônatas Manzolli sobre o origem do NICS, alguns desafios e histórias.
No segundo dia
do evento de comemoração dos 40 anos do NICS, assisti uma roda de conversa que
ocorreu na sala multiuso nas infraestruturas do NICS, com a participação do
fundador do NICS, Prof. Dr. Raul do Valle, o coordenador Prof. Dr. Adolfo Maia
e o coordenador Prof. Dr. Jônatas Manzolli (sendo este último remoto), tendo
como mediador o pesquisador do NICS, Pq. Dr. Stéphan Schaub; além da
participação na mesa do atual coordenador do NICS, Pq. Dr. Manuel Falleiros.
Durante a conversa descontraída, os convidados compartilharam suas experiências
e histórias relacionadas ao desenvolvimento do Núcleo Interdisciplinar de
Comunicação Sonora (NICS), abordando os desafios enfrentados, bem como
histórias pessoais que não estão documentadas em meios físicos ou digitais.
Durante a
conversa, o Prof. Dr. Raul do Valle, acompanhado pelos professores Dr. Adolfo
Maia e Dr. Jônatas Manzolli, apresentou sua trajetória e explicou como surgiu a
ideia de criar o Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS). Em 1982,
Raul enviou uma carta[1]
à reitoria da Unicamp, na qual mencionava diversos estudos de diferentes
departamentos da universidade que poderiam se relacionar com as pesquisas sobre
música eletrônica (Elektronische Musik[2])
realizadas no departamento de música. Dentre essas pesquisas, Raul destacou os
estudos sobre análise e gravação de cantos de pássaros do departamento de
Biologia, coordenados pelo Prof. Dr. Jacques Vielliard, assim como as
investigações sobre análise fonética e estudo da linguagem realizadas no
laboratório do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) gerenciados pelo Prof.
Dr. Luiz Carlos Cagliari. Além disso, Raul mencionou o trabalho do Prof. Dr.
Carlos Arguello do Instituto de Física “Gleb Wataghin” (IFGW) sobre acústica e
ressonância dos sons, bem como os estudos de análise de espectro sonoro e
processamento de sinais do Prof. Dr. Furio Damiani, da Faculdade de Engenharia
Elétrica. Em 1983, através da portaria GR 101/83, Zeferino Vaz, criador da
Unicamp e primeiro reitor da instituição, assinou o documento que oficializou a
criação do NICS e nomeou Raul como seu coordenador (1983-2000). Além da criação
do NICS, Raul do Valle[3]
é uma referência no cenário musical de vanguarda, principalmente no que se
refere a música eletroacústica, sendo membro fundador da Sociedade Brasileira
de Música Contemporânea[4]
e Sociedade Brasileira de Música Eletroacústica[5].
Além disso, também foi eleito membro da Academia Brasileira de Música, em 1994.
Após a
aprovação do regulamento do NICS, Raul compartilha a história de que o reitor
Zeferino havia solicitado relatórios mensais das atividades. Contudo, Raul não
sabia como elaborá-los e perguntou a Zeferino sobre como proceder. Zeferino
respondeu com um tom divertido: "Não faço ideia! Se vira!". Raul
compartilhou com todos no evento, em tom alegre, que o NICS começou sem nada,
sem um rumo definido e sem um local para se estabelecer, mas que a vontade de
criar um novo caminho para a pesquisa em música era muito presente. Após
algumas conversas com o Zeferino[6],
o núcleo conquistou o seu primeiro espaço em uma sala no subsolo do ginásio da
Unicamp.
Ao comentar
sobre isso, Raul conta uma história que certa vez houve uma tempestade violenta
que chegou a arrancar o teto do ginásio e a sala do NICS alagou, danificando
diversos materiais do acervo CDSON (Centro de Documentação Sonora)[7].
Em uma época pré-internet em que o acesso à informação (como a conhecemos hoje
em dia) era restrito, este acervo era de extrema relevância pois serviu como
material para a realização de estudos e pesquisas musicológicas. Este acervo do
NICS é composto por mais de 6 mil exemplares, incluindo discos de vinil e
fitas, em que boa parte era da coleção de Pierre Montouchet, um adido cultural
da embaixada francesa no Brasil e professor da Unicamp[8].
Raul disse que muitos desses itens foram danificados pelo alagamento e que ele
próprio teve que correr à Unicamp no meio da noite para tentar salvar o que
pôde do acervo. Por sorte, a maioria dos itens foi salva graças aos armários de
metal em que estavam guardados.
Na imagem da
esquerda pra direita: Adolfo Maia, Raul do Valle e Stéphan Schaub
Fonte: Registros da Cocen
Após o primeiro
momento, os convidados passaram a discutir alguns projetos desenvolvidos no
NICS. O documentário "O Beija Flor" foi mencionado primeiro,
produzido pelo jornalista Ciro Porto da EPTV de Campinas[9].
Raul do Valle, que coordenava o NICS na época, compôs a trilha sonora, enquanto
o maestro Benito Juarez foi responsável pela regência. O documentário recebeu
quatro prêmios internacionais nos Estados Unidos. Eles também comentaram sobre
a obra “Instalação Sonoras e Movimentos”, em que foram instaladas cinco
esculturas sonoras em fibra óptica, sendo quatro estáticas e uma móvel
(humana).
Entrevista com o Raul do Vale sobre a obra Primavera, realizado pela CPFL
Além desse projeto, Prof. Dr. Jônatas Manzolli
comentou sobre seu projeto ORBIT 98, que combinava computação e música. Esse
projeto envolveu um sistema autônomo (robô) de composição musical e foi
realizado em colaboração com o LNRSE do Instituto de Neuroinformática da
Universidade ETH Zurique, sendo considerado o primeiro projeto robótico
desenvolvido no mundo.
Na imagem, o Prof. Dr.
Jônatas Manzolli (remotamente) comentando sobre suas pesquisas no NICS.
Fonte: Registros da Cocen.
Em seguida, os
convidados mencionaram o projeto Elementariedades, uma peça eletroacústica,
produzido por Prof. Dr. Adolfo Maia Jr, Prof. Dr. Raul do Valle, Prof. Dr.
Jônatas Manzolli e Profa. Dra. Joana Lopes. Adolfo explicou que a ideia do
Elementariedades era criar uma peça eletroacústica interdisciplinar baseada nos
conceitos de composição algorítmica, a teoria do movimento expressivo de Rudolf
Laban e o modelo físico de partículas elementares da matéria (MAIA; VALLE; MANZOLLI; LOPES, 1998). Ele comentou que o
ambiente sonoro deste projeto foi desenvolvido através do conceito de Functores
e Categorias Sonoras (MAIA, A. R. et al, 1998). Além disso, o projeto contou
com a colaboração do Grupo Interdisciplinar de Teatro e Dança (GITD), que criou
uma coreografia para a música que foi composta por meio de um software de
composição algorítmica desenvolvido pelos autores no NICS.
Aplicação das ferramentas da pesquisa intitulada “Elementaridades”,
desenvolvida por Joana Lopes e Adolfo Maia Jr no Grupo Interdisciplinar de
Teatro e Dança (GITD) e Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICs) –
Unicamp.
Na imagem Adolfo Maia falando sobre o
projeto Elementariedades
Fonte: Registros da Cocen
Adolfo relatou
que a apresentação do projeto acontecia em uma sala escura e silenciosa, na
qual a plateia entrava sem ter noção do espaço em que estava e se posicionava
em alguma área da sala (MAIA; VALLE; MANZOLLI; LOPES, 1998). Por esse motivo, a peça nunca foi registrada em vídeo. Os
dançarinos intérpretes tinham fios de fibra óptica amarrados em seus corpos,
que brilhavam quando estimulados pelo som, iluminando o espaço (MAIA; VALLE; MANZOLLI; LOPES, 1998). Conforme os movimentos
sonoros aconteciam, os dançarinos realizavam suas performances corporais (MAIA;
VALLE; MANZOLLI; LOPES, 1998). A peça era composta por
cinco movimentos, sendo:
1. Bárions (Pesado):
descrevem as partículas da Natureza como o Próton e o Nêutron.
2. Léptons (Leve): descrevem
elétrons e pósitrons.
3. Giroscópios: descrevem a
propriedade do spin, este uma propriedade universal de todas as partículas.
4. Caos: Os movimentos mais densos
das partículas.
5. Cosmogênese: descreve o
modelo físico real da criação do Universo, conhecido por Big Bang.
Durante a roda
de bate-papo, muitos outros temas foram discutidos, mas alguns ficaram marcados
na minha lembrança. Ao final da conversa, o próprio Prof. Dr. Raul do Valle
abriu o microfone para que os pesquisadores e estudantes da plateia pudessem
falar sobre seus projetos. Eu fui um dos que se pronunciou, expressando minha
satisfação em estar na presença de três pesquisadores doutores que trabalharam
arduamente para tornar o NICS o que é hoje. Comentei que somente conheci o
programa de mestrado em Música da Unicamp porque encontrei o site do NICS e que
estava feliz em fazer parte da equipe, apesar de não ser um músico graduado,
porque o NICS me deu a oportunidade de realizar minha pesquisa de mestrado.
Assim, gostaria de registrar meu relato pessoal sobre esse dia em que tive o
privilégio de conversar com o fundador Prof. Dr. Raul do Valle e os Prof. Dr.
Adolfo Maia Jr. e Prof. Dr. Jônatas Manzolli, além de aprender mais sobre a
história do NICS.
Atualmente, o NICS está sob coordenação do Pq. Dr. Manuel Falleiros[10] e conta com outros pesquisadores como o Pq. Dr. José Fornari[11], Pq. Dr. Stéphan Schaub[12], Dr. Elena Partesotti[13], Dr. Artemis Moroni[14], Dr. Rogério Vasconcelos[15], entre outros doutorandos e mestrandos, além dos colaboradores administrativos que compõem a equipe do NICS[16]. No próximo blog, falarei sobre o terceiro dia do evento, em que ocorreu um concerto da peça “O tratado” de Cornelius Cardew (1936-1981) realizado pelo grupo de improvisação livre, Ensemble Eletroacústica NICS. Até a próxima!
Referências bibliográficas
MANZOLLI, J.; MAIA JR., A.
"Sound Functors Applications". In: Anais do V Simpósio Brasileiro de
Computação Musical. Belo Horizonte: Sociedade Brasileira de Computação, 1998.
MAIA, A. R. et al. A computer environment for
Polymodal Music. In: Anais do
VI Simpósio Brasileiro de Computação Musical. Rio de Janeiro: Sociedade
Brasileira de Computação, 1999. p. 87-94.
MAIA, Adolfo; VALLE, Raul do;
MANZOLLI, Jônatas; LOPES, Joana. ELEMENTARIDADES: a composition based on elementary
particle model and expressive motion. A Composition based on Elementary
Particle Model and Expressive Motion. 1998. Disponível em:
https://a26c83d0-131e-464b-a012-a06b2ea0b676.filesusr.com/ugd/907a66_49152959a6374afaaca6c923fd9d1dc8.pdf.
Acesso em: 17 abr. 2023.
[1] Esta carta pode ser vista através do
link: https://www.nics.unicamp.br/nics40anos/
[2] Música eletroacústica: https://en.wikipedia.org/wiki/Electroacoustic_music
[3] Catálogo de obras do Raul do Valle. Disponível em: https://abmusica.org.br/wp-content/uploads/2021/04/RauldoValle_v2.pdf
[4] Sociedade Brasileira de Música Contemporânea. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%BAsica_contempor%C3%A2nea
[5] Sociedade Brasileira de Música Eletroacústica (sbme.com.br).
Disponível em: https://www.sbme.com.br/
[6] Zeferino Vaz: https://www.youtube.com/watch?v=EYlVbU6wV7E
[7] CDSON. Disponível em: https://www.siarq.unicamp.br/difusao/exposicoes/2-uncategorised/235-centros-e-nucleos-de-pesquisa
[8] Doada pelo NICS, coleção com mais de 5 mil discos está aberta ao
público no Instituto de Artes. Disponível em: https://www.cocen.unicamp.br/noticia/920/doada-pelo-nics-colecao-com-mais-de-5-mil-discos-esta-aberta-ao-publico-no-instituto-de-artes
[9] Documentário sobre beija-flores recebeu sete prêmios internacionais
| Especiais | G1 (globo.com). Disponível em: https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente/especiais/noticia/documentario-sobre-beija-flores-recebeu-sete-premios-internacionais.ghtml
[10] Pq. Dr. Manuel Falleiros. Disponível em: https://manufalleiros.com/en/
[11] Pq. Dr. José Fornari. Disponível em:
https://sites.google.com/site/tutifornari
[12] Pq. Dr. Stéphan Schaub. Disponível em:
http://lattes.cnpq.br/1697162021431274
[13] Dr. Elena
Partesotti. Disponível em: http://lattes.cnpq.br/2772554372904564
[14] Dr. Artemis Morotti. Disponível em:
http://lattes.cnpq.br/2772554372904564
[15] Dr. Rogério Vasconcelos. Disponível em: http://lattes.cnpq.br/4255986646659146
[16] Equipe atual do
NICS. Disponível em: https://www.nics.unicamp.br/pesquisadores/
Como referenciar este artigo:
ARRUDA, Leonardo. NICS: 40 Anos de Comunicação Sonora (Parte 2) - Roda de conversa com Prof. Dr. Raul do Valle, Prof. Dr. Adolfo Maia Jr e Prof. Dr. Jônatas Manzolli sobre o origem do NICS, alguns desafios e histórias.. Blog C4, Campinas, NICS; UNICAMP, 05 maio 2023. ISSN: 2764-5754. Disponível em: <https://unicampc4.blogspot.com/2023/05/nics-40-anos-de-comunicacao-sonora_5.html>