NICS: 40 Anos de Comunicação Sonora (Parte 2) - Roda de conversa com Prof. Dr. Raul do Valle, Prof. Dr. Adolfo Maia Jr e Prof. Dr. Jônatas Manzolli sobre o origem do NICS, alguns desafios e histórias.

Leonardo Arruda

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No segundo dia do evento de comemoração dos 40 anos do NICS, assisti uma roda de conversa que ocorreu na sala multiuso nas infraestruturas do NICS, com a participação do fundador do NICS, Prof. Dr. Raul do Valle, o coordenador Prof. Dr. Adolfo Maia e o coordenador Prof. Dr. Jônatas Manzolli (sendo este último remoto), tendo como mediador o pesquisador do NICS, Pq. Dr. Stéphan Schaub; além da participação na mesa do atual coordenador do NICS, Pq. Dr. Manuel Falleiros. Durante a conversa descontraída, os convidados compartilharam suas experiências e histórias relacionadas ao desenvolvimento do Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS), abordando os desafios enfrentados, bem como histórias pessoais que não estão documentadas em meios físicos ou digitais.

Durante a conversa, o Prof. Dr. Raul do Valle, acompanhado pelos professores Dr. Adolfo Maia e Dr. Jônatas Manzolli, apresentou sua trajetória e explicou como surgiu a ideia de criar o Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS). Em 1982, Raul enviou uma carta[1] à reitoria da Unicamp, na qual mencionava diversos estudos de diferentes departamentos da universidade que poderiam se relacionar com as pesquisas sobre música eletrônica (Elektronische Musik[2]) realizadas no departamento de música. Dentre essas pesquisas, Raul destacou os estudos sobre análise e gravação de cantos de pássaros do departamento de Biologia, coordenados pelo Prof. Dr. Jacques Vielliard, assim como as investigações sobre análise fonética e estudo da linguagem realizadas no laboratório do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) gerenciados pelo Prof. Dr. Luiz Carlos Cagliari. Além disso, Raul mencionou o trabalho do Prof. Dr. Carlos Arguello do Instituto de Física “Gleb Wataghin” (IFGW) sobre acústica e ressonância dos sons, bem como os estudos de análise de espectro sonoro e processamento de sinais do Prof. Dr. Furio Damiani, da Faculdade de Engenharia Elétrica. Em 1983, através da portaria GR 101/83, Zeferino Vaz, criador da Unicamp e primeiro reitor da instituição, assinou o documento que oficializou a criação do NICS e nomeou Raul como seu coordenador (1983-2000). Além da criação do NICS, Raul do Valle[3] é uma referência no cenário musical de vanguarda, principalmente no que se refere a música eletroacústica, sendo membro fundador da Sociedade Brasileira de Música Contemporânea[4] e Sociedade Brasileira de Música Eletroacústica[5]. Além disso, também foi eleito membro da Academia Brasileira de Música, em 1994.

Após a aprovação do regulamento do NICS, Raul compartilha a história de que o reitor Zeferino havia solicitado relatórios mensais das atividades. Contudo, Raul não sabia como elaborá-los e perguntou a Zeferino sobre como proceder. Zeferino respondeu com um tom divertido: "Não faço ideia! Se vira!". Raul compartilhou com todos no evento, em tom alegre, que o NICS começou sem nada, sem um rumo definido e sem um local para se estabelecer, mas que a vontade de criar um novo caminho para a pesquisa em música era muito presente. Após algumas conversas com o Zeferino[6], o núcleo conquistou o seu primeiro espaço em uma sala no subsolo do ginásio da Unicamp.

Ao comentar sobre isso, Raul conta uma história que certa vez houve uma tempestade violenta que chegou a arrancar o teto do ginásio e a sala do NICS alagou, danificando diversos materiais do acervo CDSON (Centro de Documentação Sonora)[7]. Em uma época pré-internet em que o acesso à informação (como a conhecemos hoje em dia) era restrito, este acervo era de extrema relevância pois serviu como material para a realização de estudos e pesquisas musicológicas. Este acervo do NICS é composto por mais de 6 mil exemplares, incluindo discos de vinil e fitas, em que boa parte era da coleção de Pierre Montouchet, um adido cultural da embaixada francesa no Brasil e professor da Unicamp[8]. Raul disse que muitos desses itens foram danificados pelo alagamento e que ele próprio teve que correr à Unicamp no meio da noite para tentar salvar o que pôde do acervo. Por sorte, a maioria dos itens foi salva graças aos armários de metal em que estavam guardados.

 


Na imagem da esquerda pra direita: Adolfo Maia, Raul do Valle e Stéphan Schaub

Fonte: Registros da Cocen

Após o primeiro momento, os convidados passaram a discutir alguns projetos desenvolvidos no NICS. O documentário "O Beija Flor" foi mencionado primeiro, produzido pelo jornalista Ciro Porto da EPTV de Campinas[9]. Raul do Valle, que coordenava o NICS na época, compôs a trilha sonora, enquanto o maestro Benito Juarez foi responsável pela regência. O documentário recebeu quatro prêmios internacionais nos Estados Unidos. Eles também comentaram sobre a obra “Instalação Sonoras e Movimentos”, em que foram instaladas cinco esculturas sonoras em fibra óptica, sendo quatro estáticas e uma móvel (humana).

 

Entrevista com o Raul do Vale sobre a obra Primavera, realizado pela CPFL



 Além desse projeto, Prof. Dr. Jônatas Manzolli comentou sobre seu projeto ORBIT 98, que combinava computação e música. Esse projeto envolveu um sistema autônomo (robô) de composição musical e foi realizado em colaboração com o LNRSE do Instituto de Neuroinformática da Universidade ETH Zurique, sendo considerado o primeiro projeto robótico desenvolvido no mundo.

 

Na imagem, o Prof. Dr. Jônatas Manzolli (remotamente) comentando sobre suas pesquisas no NICS.

Fonte: Registros da Cocen. 

Em seguida, os convidados mencionaram o projeto Elementariedades, uma peça eletroacústica, produzido por Prof. Dr. Adolfo Maia Jr, Prof. Dr. Raul do Valle, Prof. Dr. Jônatas Manzolli e Profa. Dra. Joana Lopes. Adolfo explicou que a ideia do Elementariedades era criar uma peça eletroacústica interdisciplinar baseada nos conceitos de composição algorítmica, a teoria do movimento expressivo de Rudolf Laban e o modelo físico de partículas elementares da matéria (MAIA; VALLE; MANZOLLI; LOPES, 1998). Ele comentou que o ambiente sonoro deste projeto foi desenvolvido através do conceito de Functores e Categorias Sonoras (MAIA, A. R. et al, 1998). Além disso, o projeto contou com a colaboração do Grupo Interdisciplinar de Teatro e Dança (GITD), que criou uma coreografia para a música que foi composta por meio de um software de composição algorítmica desenvolvido pelos autores no NICS.

Aplicação das ferramentas da pesquisa intitulada “Elementaridades”, desenvolvida por Joana Lopes e Adolfo Maia Jr no Grupo Interdisciplinar de Teatro e Dança (GITD) e Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICs) – Unicamp.


Na imagem Adolfo Maia falando sobre o projeto Elementariedades

Fonte: Registros da Cocen

 

Adolfo relatou que a apresentação do projeto acontecia em uma sala escura e silenciosa, na qual a plateia entrava sem ter noção do espaço em que estava e se posicionava em alguma área da sala (MAIA; VALLE; MANZOLLI; LOPES, 1998). Por esse motivo, a peça nunca foi registrada em vídeo. Os dançarinos intérpretes tinham fios de fibra óptica amarrados em seus corpos, que brilhavam quando estimulados pelo som, iluminando o espaço (MAIA; VALLE; MANZOLLI; LOPES, 1998). Conforme os movimentos sonoros aconteciam, os dançarinos realizavam suas performances corporais (MAIA; VALLE; MANZOLLI; LOPES, 1998). A peça era composta por cinco movimentos, sendo:

1.    Bárions (Pesado): descrevem as partículas da Natureza como o Próton e o Nêutron.

2.    Léptons (Leve): descrevem elétrons e pósitrons.

3.    Giroscópios: descrevem a propriedade do spin, este uma propriedade universal de todas as partículas.

4.    Caos: Os movimentos mais densos das partículas.

5.   Cosmogênese: descreve o modelo físico real da criação do Universo, conhecido por Big Bang.

Durante a roda de bate-papo, muitos outros temas foram discutidos, mas alguns ficaram marcados na minha lembrança. Ao final da conversa, o próprio Prof. Dr. Raul do Valle abriu o microfone para que os pesquisadores e estudantes da plateia pudessem falar sobre seus projetos. Eu fui um dos que se pronunciou, expressando minha satisfação em estar na presença de três pesquisadores doutores que trabalharam arduamente para tornar o NICS o que é hoje. Comentei que somente conheci o programa de mestrado em Música da Unicamp porque encontrei o site do NICS e que estava feliz em fazer parte da equipe, apesar de não ser um músico graduado, porque o NICS me deu a oportunidade de realizar minha pesquisa de mestrado. Assim, gostaria de registrar meu relato pessoal sobre esse dia em que tive o privilégio de conversar com o fundador Prof. Dr. Raul do Valle e os Prof. Dr. Adolfo Maia Jr. e Prof. Dr. Jônatas Manzolli, além de aprender mais sobre a história do NICS.

Atualmente, o NICS está sob coordenação do Pq. Dr. Manuel Falleiros[10] e conta com outros pesquisadores como o Pq. Dr. José Fornari[11], Pq. Dr. Stéphan Schaub[12], Dr. Elena Partesotti[13], Dr. Artemis Moroni[14], Dr. Rogério Vasconcelos[15], entre outros doutorandos e mestrandos, além dos colaboradores administrativos que compõem a equipe do NICS[16]. No próximo blog, falarei sobre o terceiro dia do evento, em que ocorreu um concerto da peça “O tratado” de Cornelius Cardew (1936-1981) realizado pelo grupo de improvisação livre, Ensemble Eletroacústica NICS. Até a próxima!


Referências bibliográficas

MANZOLLI, J.; MAIA JR., A. "Sound Functors Applications". In: Anais do V Simpósio Brasileiro de Computação Musical. Belo Horizonte: Sociedade Brasileira de Computação, 1998.

MAIA, A. R. et al. A computer environment for Polymodal Music. In: Anais do VI Simpósio Brasileiro de Computação Musical. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Computação, 1999. p. 87-94.

MAIA, Adolfo; VALLE, Raul do; MANZOLLI, Jônatas; LOPES, Joana. ELEMENTARIDADES: a composition based on elementary particle model and expressive motion. A Composition based on Elementary Particle Model and Expressive Motion. 1998. Disponível em: https://a26c83d0-131e-464b-a012-a06b2ea0b676.filesusr.com/ugd/907a66_49152959a6374afaaca6c923fd9d1dc8.pdf. Acesso em: 17 abr. 2023.

 


[1] Esta carta pode ser vista através do link: https://www.nics.unicamp.br/nics40anos/

[3] Catálogo de obras do Raul do Valle. Disponível em: https://abmusica.org.br/wp-content/uploads/2021/04/RauldoValle_v2.pdf

[4] Sociedade Brasileira de Música Contemporânea. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%BAsica_contempor%C3%A2nea

[5] Sociedade Brasileira de Música Eletroacústica (sbme.com.br). Disponível em: https://www.sbme.com.br/

[8] Doada pelo NICS, coleção com mais de 5 mil discos está aberta ao público no Instituto de Artes. Disponível em: https://www.cocen.unicamp.br/noticia/920/doada-pelo-nics-colecao-com-mais-de-5-mil-discos-esta-aberta-ao-publico-no-instituto-de-artes

[9] Documentário sobre beija-flores recebeu sete prêmios internacionais | Especiais | G1 (globo.com). Disponível em: https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente/especiais/noticia/documentario-sobre-beija-flores-recebeu-sete-premios-internacionais.ghtml

[10] Pq. Dr. Manuel Falleiros. Disponível em: https://manufalleiros.com/en/

[11] Pq. Dr. José Fornari. Disponível em: https://sites.google.com/site/tutifornari

[12] Pq. Dr. Stéphan Schaub. Disponível em: http://lattes.cnpq.br/1697162021431274

[13] Dr. Elena Partesotti. Disponível em: http://lattes.cnpq.br/2772554372904564

[14] Dr. Artemis Morotti. Disponível em: http://lattes.cnpq.br/2772554372904564

[15] Dr. Rogério Vasconcelos. Disponível em:  http://lattes.cnpq.br/4255986646659146

[16] Equipe atual do NICS. Disponível em: https://www.nics.unicamp.br/pesquisadores/

 

Como referenciar este artigo:

ARRUDA, Leonardo. NICS: 40 Anos de Comunicação Sonora (Parte 2) - Roda de conversa com Prof. Dr. Raul do Valle, Prof. Dr. Adolfo Maia Jr e Prof. Dr. Jônatas Manzolli sobre o origem do NICS, alguns desafios e histórias.. Blog C4, Campinas, NICS; UNICAMP, 05 maio 2023. ISSN: 2764-5754. Disponível em: <https://unicampc4.blogspot.com/2023/05/nics-40-anos-de-comunicacao-sonora_5.html>